Algodão: matéria prima versátil e sustentável

Algodão: matéria prima versátil e sustentável. Nesse artigo, abordaremos mais sobre essa fibra natural de nome científico “ Gossypium Hirsuntum “, que é considerado a mais importante das fibras têxteis, naturais ou artificiais, e é também a planta de aproveitamento mais completo e que oferece os mais variados produtos de utilidade.


As primeiras referências históricas do algodão vem de muitos séculos antes de Cristo. Na América, vestígios encontrados no litoral norte do Peru evidenciam que povos milenares daquela região já manipulavam o algodão.

A produção de algodão pode ser feita de forma sustentável, com foco na circularidade e ecologia. A circularidade do algodão refere-se à capacidade de reciclar e reutilizar materiais (do plantio ao produto final), reduzindo o desperdício e minimizando o impacto ambiental. A ecologia do algodão refere-se à capacidade de produzir algodão de forma sustentável, sem prejudicar o meio ambiente ou a saúde humana.

A produção de algodão sustentável através da iniciativa Better Cotton Initiative (BCI) é uma abordagem importante para promover práticas agrícolas mais responsáveis e mitigar os impactos ambientais e sociais associados à produção de algodão.

O algodão é uma matéria prima versátil e sustentável e é utilizado em diversas aplicações como: Tecidos (vestuário, cama, mesa e banho), higiene, medicina e cuidados pessoais (cotonetes, absorventes, óleo e algodão hidrófilo), alimentação (óleo de semente de algodão), ração animal e até em dinheiro (alguns países usam na confecção de suas cédulas).

Ao se vestir, se alimentar, no banho ou no descanso em confortáveis camas, observe o quanto de algodão, esta fibra rica, que, deste o plantio até a distribuição dos produtos acabados e confeccionados emprega e sustenta milhões de pessoas e importante em nosso dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Precisa de Ajuda?